terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Times sem resina: repassando o assunto.

    Praticamente um ano após o desenvolvimento da técnica os times sem resina produzidos até hoje tem apresentado resultados satisfatórios em seus jogos, pois o papel contact colado a transparência forma uma camada tão suave que você não percebe ao paletar ( eu só utilizo "paleta dura" ). No início, colava os adesivos impressos no acrílico com uma super cola da 3M, mas hoje vai de prit mesmo ( sem problemas de soltar depois, pois  é só umidece-la um pouquinho ). Mais a grande sacada deste formato é que da materia prima à mesa, são só 5 passos: CORTAR (discos ou biscoitos), COLAR (acrílico), LIMAR ( angulação ou bainha ), LIXAR ( lixamento suave da base para o botão poder deslizar ) e COLAR (adesivo). Onde em um botão de tiras mais trabalhado é necessário corta-las, colalas uma a uma e assim por diante  no final resinar, para quem gosta lixar, polir e tome tempo,tempo, tempo... Nas minhas férias em setembro dediquei unicamente uns dois ou três dias a produção, e consegui fazer vários times com botões de duas e três camadas de acrílico duro. No início desta tentativa disperdicei material usando acrlico de alto impacto na camda superior, que devido ao mau armazenamento( guardei ele enrolado) fez com que os botões ficassem empenados foram os casos dos times do Coritiba, Botafogo, Zenit, Sevilha, Panathinaikos e Atlético Mineiro ( este mesmo empenado vem apresentado bons resultados), mas é errando que se aprende. Seguem as fotos dos times.



4 comentários:

Ricksan disse...

Boa tarde !

Parabéns pelo seu trabalho ! Ficou ótimo !

Você vende times/botões avulsos ?

Abraços !

Ricardo

José Augusto Passagem - Guttopoeta disse...

Obrigado Ricardo pelo elogio, mas infelizmente no momento não tenho a intenção de comercializa-los, montei este blog no intuito de mostrar que é possível sim fazer times em casa, sem a necessidade de se ter uma oficina...

Unknown disse...

Olá Gutto! Estou András da Hungria! Marcos VP recomendado o seu site e você. Você faz as equipes very nice! Você pode fazer equipa para mim? Na Hungria, Queremos introduzir dadinho e precisamos equipe brasileira original e bola (cubo). Você pode me ajudar?
Meu email: hiczandras@gmail.com
Obrigado: András

José Augusto Passagem - Guttopoeta disse...

Obrigado András pelo elogio, mas as equipes que confecciono são apenas para mim.

Pseudo tiras ( botão ainda sem resina )

Pseudo tiras ( botão ainda sem resina )
Alternativa a tiras de acrílico ( contact dourado )